Cerveja: código aberto fora do virtual

Já que nem todos tem direito a mensalão, nem sempre sobra dinheiro para a cervejinha do fim de semana. Não mais agora: o “código-fonte” da cerveja foi publicado na Internet. A partir de uma iniciativa de universitários dinamarqueses, o internauta pode encontrar na Internet o caminho das pedras cevadas e fazer o download da receita da Vores Oel, que em português seria algo como “Nossa Cerveja”. Eles batizaram a descoberta como a primeira cerveja de código aberto.

Em entrevista aos jornais da Dinamarca, o mentor da idéia, Ramus Nielsen, disse que foi falar em uma palestra sobre propriedade intelectual e patente na Universidade de Informática de Copenhague e, no momento, resolveu pedir aos estudantes para pensar em algo fora do mundo virtual onde as diretrizes do código aberto (open source) pudessem ser aplicadas. Todos concordaram com a idéia da cerveja e levaram adiante o projeto.

A receita está disponível no site oficial da Vores Oel e, como ainda é a versão 1.0, os criadores dizem que há espaço para aperfeiçoamentos. O material é liberado em Creative Commons, um tipo de licença especial que foi abordado na edição passada da Folha.