Xadrez conquista a web

Paulo Rebêlo | março.1999

A Internet é um meio de comunicação com enorme poder de reunir diferentes tipos de facções, todas facilmente encontradas com poucos cliques de mouse. Entre esses grupos, estão fã-clubes, torcidas organizadas, admiradores, jogadores, escritores e tantos outros. Os adeptos de jogos também possuem seu espaço. Com certeza, o jogo de xadrez faz parte deste espaço, com centenas de páginas dedicadas ao assunto.


Não seria proveitoso poder jogar contra pessoas de todo o mundo, conversar e conhecer novas culturas entre cada lance, obter um registro em sites internacionalmente conhecidos e, como não podia deixar de ser, jogar contra vários jogadores ao mesmo tempo? Podendo, inclusive, participar de campeonatos virtuais. Interessante, não? Pois é justamente isso que a Internet lhe oferece.

Existem três tipos de jogo: o Webchess acontece quando se joga online, conectado ao seu provedor. Desta forma, o jogo será em tempo real, em um tabuleiro que o próprio site fornece, geralmente em Java ou Shockwave Flash, ou através de um programa específico. Como um jogo normal na vida real, a partida é realizada naquele exato momento e não há interrupções. Porém, sua próxima conta telefônica pode não contribuir para a continuidade desse prazeroso lazer…

Outra forma de jogar é através do IRC – Internet Relay Chat. Ou, em bom português, o famoso bate-papo. Os jogadores acessam qualquer servidor internacional de IRC, entram no canal #chess e começam a procurar seus oponentes. Originalmente criado para ser jogado enquanto se conversa, hoje este tipo de jogo é mais parecido com o Webchess. Os jogos são feitos através de programas-tabuleiro específicos, como o WS-Chess, IRCchess e WinChess.

As duas formas descritas acima são, necessariamente, caras. Afinal de contas, você precisará estar conectado para jogar. Apesar da possibilidade de poder salvar o jogo no meio para continuar outra hora, todo lance precisaria ser feito on-line, encarecendo assim, todo o processo.

O terceiro tipo de jogo, e mais interessante, é o xadrez jogado por e-mail. Não se preocupe, você não precisará desenhar um tabuleiro na sua mensagem. O jogo por e-mail é feito através das notações do próprio xadrez, como a notação algébrica ou descritiva, por exemplo.

A maioria dos sites que fornecem serviço gratuito de cadastro para jogadores, a fim que possam participar de torneios e conhecer novos adversários, utiliza o xadrez por e-mail. É simples, rápido, prático, barato, e ambos os jogadores não precisam se preocupar se a linha telefônica cair no meio de uma partida.

Sem dúvida, uma partida por e-mail demora. Geralmente, semanas ou meses. Campeonatos com pessoas de outros países pode chegar a durar seis meses ou mais, a depender da disponibilidade de tempo de todos os integrantes de uma chave. Para muitos, o mais interessante deste tipo de jogo é a demora mesmo. Jogar por e-mail não é diferente do já conhecido xadrez por correspondência, apenas adicionando um pouco mais de agilidade – apesar de tudo – e praticidade.

Toda a partida é jogada usando a notação algébrica do xadrez – PGN – que é o formato oficial, adotado mundialmente. Caso você tenha um tabuleiro de verdade em casa, as peças podem ser mudadas de lugar de acordo com os lances recebidos. No entanto, caso se pretenda jogar com vários adversários ao mesmo tempo, será preciso um programa para armazenar os jogos, o que é muito mais aconselhável.

Caso você ainda não saiba como usar o formato PGN, aprenda agora mesmo. O tabuleiro de xadrez é dividido em 16 casas. Oito na linha vertical, oito na linha horizontal. A linha vertical é numerada de baixo para cima, do número 1 até 8. A linha horizontal, da esquerda para direita, vai da letra ‘a’ até a letra ‘h’. Assim, temos um tabuleiro 1-8 / a-h.

Cada peça possui sua letra inicial, em inglês. São elas: [K]ing para o rei, [Q]ueen para a rainha, [B]ishop para o bispo, k[N]ight para o cavalo, [R]ock para a torre. O peão não possui letra inicial. O movimento no tabuleiro se dá colocando a letra inicial da peça desejada, mais a casa onde ela está (origem) e a casa onde ela irá (destino). Ficando assim: letra + origem + destino = lance.

Imagine que você queira andar com o peão que está na casa ‘c’. Ele só pode ir para a casa 3 ou casa 4, certo? O movimento é ‘c4’, já que o peão não possui sua letra inicial.

Agora, com o cavalo da ala esquerda. Ele só pode andar para c3 ou a3. Mas você precisa colocar o Nc3 ou Na3, para sabermos que é o cavalo que está andando. Um movimento com o bispo da ala direita: Be2. Ou seja, o bispo vai para a casa e2. Fácil, não? Quando você capturar uma peça adversária, basta colocar o “x” antes do movimento de destino. Ex.: um cavalo que está em d2 irá comer o peão em e4. Logo, o movimento é Nxe4.

Pronto, agora você já sabe como jogar usando notações convencionais do xadrez. Com a prática, você já saberá movimentos de cor, sem nem olhar para o tabuleiro. Visite os links e comece a procurar por pessoas interessadas no assunto para uma boa.

Links importantes para quem é do ramo
O mais usado e conhecido gerenciador de jogos é o Chessbase, que pode ser achado em:
http://www.chessbase.com

Federação Brasileira de Xadrez:
http://www.xadreznet.com/cbx/

A Federação Paulista de Xadrez é uma boa referência, com muitos links:
http://www.fpx.com.br

No site www.xadrez.com.br você poderá ficar sabendo de campeonatos nacionais entre jogadores, mas em Webchess.
Um dos melhores sites gratuitos, onde você pode se inscrever para participar de campeonatos internacionais:
http://www.eics.com/iecg/

Federação Internacional de Xadrez por correspondência – incluindo o e-mail:
http://www.iccf.com

Conheça e participe de um clube de Webchess:
www.chessed.com

FICS, outro clube de xadrez, gratuito:
www.daimi.aau.dk/~danke/fics.html

Conheça os mais famosos jogos, dos melhores enxadristas do mundo. Baixe todos no formato PGN em:
http://ourworld.compuserve.com/homepages/Mark_Weeks/wcc-indx.htm

Baixe o IRCChess ou o WS Chess aqui:
http://thunder.ocis.temple.edu/~sshen/chess/

Tente o ChessMentor, faça o download em:
http://members.xoom.com/KasparGM/Mentor/setup.exe