Netscape 5.0 ainda longe

Paulo Rebêlo | 02.julho.1998

Ao contrário do que muitos pensavam, a versão 5.0 do Netscape Communicator (programa para navegar na Internet) não será lançada tão cedo. A empresa disponibilizou o código fonte para uma possível futura versão, mas que não diferiu muito da atual – 4.05 – e confirmou: ainda este mês estará disponível o código fonte para uma versão teste que, segundo os planos da empresa, será a 4.5.

Muitas mudanças são prometidas para este lançamento, algumas ainda inéditas. O internauta poderá – finalmente – navegar sem nem mesmo saber o endereço exato de uma página, através do novo sistema inteligente de detectação de URL’s (endereços na Internet).

Contribuindo ainda mais com o prazer de navegar, ao abrir uma determinada página, uma nova função ficará visível ao usuário, que é a de “assuntos relacionados” (related topics). Ou seja, você poderá obter informações sobre outras páginas que tratem do mesmo assunto da atual, e até visitá-las, sem precisar, necessariamente, entrar em algum sistema de busca assunto e perder muito tempo separando as páginas que ainda estão no ar, das que não estão. Para quem deseja utilizar-se deste recurso antes da chegada do programa, basta procurar pelo software Alexia na Internet, geralmente disponível nos principais endereços de arquivos para download.

O utilitário NetWatch, que serve para vetar a entrada em determinadas páginas previamente configuradas pelo usuário, também será uma novidade que virá no pacote de instalação do navegador.

Passando por cima de muitas críticas, o sistema de email também será renovado e melhorado, para a alegria dos que usam o Communicator como um pacote de aplicativos, entre eles: a utilização do correio eletrônico, agenda telefônica, agenda de compromissos, navegador e outros. E por falar em catálogo de endereços, agora será possível obter a sincronização com outros periféricos ligados no computador, como o PalmPilot, por exemplo. Ficará mais fácil digitar um email ou responder uma carta com seu PalmPilot enquanto estiver fora de casa e enviar ao chegar, simplesmente, conectando-o ao computador e fazendo a sincronização com o navegador.

Ainda sobre o sistema de emails, o visual estará mais elaborado, assim como sua funcionalidade. Resta saber se a performance não será comprometida. Uma interface de três janelas possibilitará a visualização das pastas de correio, do conteúdo das mesmas e das mensagens individuais, tudo simultaneamente. Ao escrever uma nova mensagem, não será necessário digitar o endereço completo do destinatário, desde que este já esteja em seu catálogo de endereços. Tudo será mais intuitivo.

A Netscape ainda não divulgou sobre as novidades que serão adicionadas no seu utilitário de confecção de home pages, o Composer.

Mesmo abandonando, teoricamente, o ramo dos browsers para a Internet, a Netscape investe alto neste breve lançamento e mais ainda na planejada e mais esperada versão 5.0, procurando estabelecer novos padrões e mais novidades. Quem lucrará diretamente com isso será o consumidor, que terá em mãos um melhor programa sem nenhum custo adicional, tendo em vista que será gratuito.