Conheça o Internet Explorer 5.0 b1

Paulo Rebêlo | julho.1998

Com o lançamento da última versão 4.0 do Internet Explorer (IE), presenciamos o ápice daquilo que chamamos guerra dos browsers na grande rede. Até então, o Netscape Navigator/Communicator era a ferramenta mais popular e utilizada, que mais atendia as necessidades dos internautas. O IE trazia recursos multimídia que muito se igualaram ao concorrente, e, a depender da situação, eram superiores. E o “melhor”: mais leve e mais rápido, graças a diversos módulos do aplicativo que ficam permanentemente carregados na memória, ao iniciar o computador.


Mas apenas isso não bastava para ameaçar o reino da Netscape. Com um mercado já garantido, não havia a necessidade de preocupações precipitadas por parte do fabricante. E foi aí que as coisas complicaram para cima da empresa. A Microsoft tratou de integrar seu novo browser em discos rígidos, computadores que seriam vendidos, novas versões do Windows 95, e em pouco tempo, o IE viu-se tomando as opiniões de grandes “mestres” da informática e renomados colunistas. Muito disso deve-se ao fato de ser considerado um upgrade ao sistema operacional, por fazer diversas alterações no ambiente de trabalho, deixando-o mais refinado e acessível. Melhor ainda, deixando-o com a cara do Windows 98, mais recente lançamento de peso da Microsoft. Esses e muitos outros fatores, fizeram do IE 4.0 o navegador mais usado e, consequentemente, o mais aceito. Facilidade de uso, integração, velocidade e performance. São aspectos imbatíveis.

Nova versão 5.0 do IE – Alguns usuários já puderam testar as primeiras versões beta e puderam perceber que, ao menos até agora, as diferenças foram apenas para pior (leia-se: bugs). Na verdade, para o usuário comum, não há diferença. Essas, são em sua maioria internas, passando despercebidas a primeiros olhos.

A principal meta desta primeira versão beta, é deixar o programador mais familiar com o novo padrão de linguagem para fabricação de home pages, o DHTML (Dynamic HTML), proporcionando novos recursos, maior agilidade e facilidade de uso.
Não existe mais o menu de Favoritos. Agora aparece apenas o ícone para que seja visualizado no canto esquerdo da tela, diminuindo a área de navegação. Em algumas máquinas, pode-se perceber que as imagens não são carregadas em qualquer página. Um defeito localizado em um setor crucial. Ninguém quer entrar em páginas dotadas de figuras e gráficos e visualizar apenas textos e espaços em brancos, defeituosos.

Um recurso interessante, é a possibilidade de customizar os ícones e a barra de ferramentas do navegador, deixando apenas o que realmente interessa ao usuário, ou o que é mais usado. As mensagens de erro do programa, também são mais descritivas, facilitando a busca por soluções em cada página.

O visual se mantém idêntico à versão anterior. A depender da situação, pode-se notar um ligeiro aumento de velocidade na abertura de algumas páginas, mas tudo é muito relativo. Não o suficiente para baixar os 20MB e arriscar a instalação.
A instalação do IE 5.0 não efetua mudanças no ambiente de trabalho. O que pode ser notado, no entanto, são pequenos defeitos, como um pequeno excesso de espaços em branco no menu Iniciar e em algumas outras janelas. Ao tentar desligar o computador, pode ocorrer de o “explorer.exe” causar uma falha de proteção, ou executar uma operação ilegal ou inválida. Em algumas máquinas, pôde-se perceber que se tornou impossível desligar o computador através do Iniciar, até que fosse feita a desinstalção do produto.

Enquanto novas versões beta não ficam disponíveis, ainda não é a melhor hora para se fazer o download. Ao menos que você saiba muito bem o que está fazendo e pretenda conhecer um pouco mais sobre DHTML. Ou simplesmente comprovar que perdeu preciosos impulsos telefônicos.

Futuro do IE 5.0 – Há pouco tempo que a versão para Windows 95/98 foi disponibilizada. Mas, a versão 5.0 já vem sendo testada há vários meses, através de versões betas do Windows NT 5.0, o sistema operacional que a Microsoft pretende imortalizar. A versão final do produto só deve sair pouco antes do lançamento oficial do novo Windows NT 5.0, previsto para meados do primeiro semestre de 1999. Por enquanto, o IE 5.0 requer um mínimo de 15MB de espaço em disco e 12 MB de memória RAM (16MB para Windows NT).